segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Jantar sofisticado feito de sobras

Nada parecia ser sobra de ontem
Foto de Marcelo B. R.


Hoje eu estava com vontade de fazer uma massa com tomates-cereja, manjericão e os talinhos dos cogumelos marrons que fiz ontem no almoço. O problema é que vi que isso não combinaria muito com o pernil de porco assado que sobrou de ontem. Ainda havia 04 pães dormidos, que não foram usados nem no lanche de ontem e nem no café da manhã de hoje. Então, as idéias foram surgindo: com os pães, fazer brusquetas à moda do Bolinha; com os tomates, fazer uma salada picante com alho e manjericão; com o pernil, fazer um refogado com cebola caramelada e os talos de cogumelos; e para guarnecer a carne, uma polenta com manteiga e caldo de legumes. Essa refeição foi preparada em apenas 30 minutos, que foi o suficiente para esperar a minha cerveja de trigo Franziskaner ficar gelada.
Franziskaner - cerveja de trigo de verdade!
Foto do site da loja da Franziskaner

Hoje, postarei apenas fotos da refeição. Nos próximos dias, postarei cada parte do prato.

Brusqueta, salada de tomate-cereja com manjericão e alho, polenta e pernil à Bolinha
Foto de Marcelo B. R.

domingo, 29 de novembro de 2009

Cogumelos recheados gratinados

Cogumelos recheados gratinados
Foto de Marcelo B. R.


Se tem algo saboroso, fácil de preparar e que não sai caro é o cogumelo marrom recheado e gratinado. Existem outras variedades que são maiores e, em consequencia, permitem colocar uma quantidade maior de recheio. Compro uma bandeja de 300g desses marrons por cerca de R$6,00. Eles são pequenos, mas muito saborosos e delicados. Não uso o talo, que pode ser guardado para fazer com uma massa ou em uma salada.

Ingredientes:
- 300g de cogumelos marrons sem o talo;
- 02 colheres de sopa de queschmier;
- 01 colher de sopa de queijo parmesão ralado;
- 02 dentes de alho sem casca ralados;
- sal a gosto;
- 02 fatias de um queijo de sua preferência;

Preparo:
- misture os ingredientes (menos o queijo em fatias e os cogumelos);
- recheie os cogumelos com a mistura e acomode-os em uma forma;
- despedace o queijo fatiado e coloque por cima do recheio dos cogumelos;
- em um forno pé-aquecido a 250ºC, asse os cogumelos por 5 minutos;
- ligue o dourador e gratine por mais 5 minutos;
- sirva quente, morno ou até mesmo frio.

Prontos para ir ao forno
Foto de Marcelo B. R.


Não dá para dizer para quantas pessoas rende, pois a quantidade é muito pequena. Se forem 02 pessoas, ainda assim deverá haver mais acompanhamentos na refeição. Mas uma coisa eu posso afirmar: vale a pena! Eu, particularmente, exagerei nos demais pratos, pois a refeição de hoje foi: pernil de porco assado no forno, arroz branco, milho verde (fresco) na manteiga, cogulelos recheados e gratinados, beringela ao forno, salada de tomate, alface, agrião, brotos de alfafa e brócolis. A refeição foi para 05 pessoas e sobrou um pouco do pernil e arroz. A bebida escolhida para o almoço foi uma cerveja Bohemia Oaken bem gelada, perfeita para o dia quente e abafado de hoje, quando os termômetros registraram mais de 32ºC.

Cogumelos quase se desmancham na boca
Foto de Marcelo B. R.

sábado, 28 de novembro de 2009

Vespa x aranha

Vespa recolhe aranha morta após ataque fulminante
Foto de André Geraldo Soares no Picasa Web


Quem não gosta de assistir um pouco de Animal Planet, National Geographic Channel ou Discovery Channel para passar o tempo? Eu adoro! Ainda mais nas tardes de sábado e domingo, quando não há nada de bom na TV além de futebol.
Pois bem, na semana que passou, tive meu momento Animal Planet. Fotografei uma vespa carregando uma aranha marrom (morta por ela). O veneno aranha marrom pode causar sérios danos ao ser humano, inclusive acarretando na amputação de membros. Palmas para a vespa. Ah, tive que ser rápido, pois a vespa largou a aranha e partiu para cima de mim.
As fotos foram feitas com a câmera do meu celular chinês sem marca, comprado direto do Chinavasion.


Vespa sustenta a aranha, que é maior do que ela
Foto de Marcelo B. R.

Vespa percebe minha presença e começa a largar a aranha
Foto de Marcelo B. R.

Costela macia de forno 2: a missão.

A costela se desmancha
Foto de Marcelo B. R.

No último final de semana, eu estava com vontade de comer costela, mas não quis usar papel selofane. Achei que ficaria melhor com papel manteiga. Realmente, o resultado foi muito melhor. A costela ficou mais corada e bem mais macia e suculenta. Desta vez também não usei cerveja e, para mim, usando um pouco de vinagre de vinho branco, o sabor ficou bem mais suave.

Ingredientes:
- 02 kg de costela com uma camada grossa de carne (janela);
- 08 dentes de alho com casca;
- vinagre de vinho branco;
- sal a gosto;
- pimenta do reino a gosto;
- margarina.

Preparo:
- Tempere a carne de 2 a 3 horas antes de assar. Acomode a costela em uma forma. Faça furos com um garfo. Tempere com o sal, a pimenta do reino, o vinagre de vinho branco e esprema os dentes de alho com casca mesmo. Deixe descansar por 2 a 3 horas.
- Unte o papel manteiga com a margarina e embale a carne. Acomode em um refratário e leve ao forno pré-aquecido a 200º C. Asse por 1h e 45min e desembale a carne. O caldo pode ser usado para fazer um molho e comer com o arroz e na carne.
- Sem o papel manteiga leve a carne ao forno por mais 10min com o dourador ligado.
- Acomode a carne em um refratário frio, corte alguma fatias e sirva.
- Rende para 05 pessoas. Este é o tipo de comida que fica legal apenas com um arroz branco e uma salada. Para acompanhar, use uma cerveja mais encorpada, como uma Eisenbahn Strong Golden Ale.

Costela temperada
Foto de Marcelo B. R.


Embalando a carne
Foto de Marcelo B. R.


Envelope pronto
Foto de Marcelo B. R.


Pronta para servir (na realidade, já havia começado a comer)
Foto de Marcelo B. R.


Saladinha para acompanhar
Foto de Marcelo B. R.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Noite de domingo termina em Pizza


Ontem, eu e minha esposa fomos pegar no aeroporto uma amiga que veio do Rio de Janeiro para comer uma pizza e depois levá-la ao hotel.
Resolvemos comer uma pizza uruguaia no La Pizza Mia. O restaurante escolhido foi o do Largo Zumbi dos Palmares (antigo Largo da Epatur). Lá, tem muito espaço para estacionar (de graça), é bem calmo, o ambiente é acolhedor e o atendimento ótimo!
O local conta com uma grande variedade de pizzas no estilo uruguaio. Tem cerveja uruguaia e até os garçons usam uma bandana na cabeça, como os que vi no Uruguai.
Enquanto aguardávamos por nossa pizza, pedimos umas fritas pequenas pra começar e uma cervejinha pra acompanhar. O nosso pedido foi uma pizza de 50cm com três sabores: Aldunate, Gaucha e Rocha. O diferencial é a pizza servida na pedra com o queijo por cima da cobertura. Estava uma delícia!

Pra não dizer que a noite foi perfeita, quando estávamos levando nossa amiga para o hotel, um motoqueiro bêbado bateu com tudo na traseira do nosso carro, enquanto aguardávamos em um sinal vermelho. Ainda bem que o cara só deu uma ralada no braço, pois o meu carro teve umas lanternas quebradas e a porta traseira detonada. O carinha ainda tentou ligar a moto para sumir, mas eu segurei a moto no freio e mandei que ele desligasse. O mais incrível foi minha esposa, grávida de seis meses, ensandecida, tentando arrancar o capacete da cabeça do bêbado. Graças a Deus tudo terminou bem: a EPTC chegou praticamente junto com a Polícia Militar e a ambulância do SAMU. Daí pra frente os nossos únicos prejuízos foram aguardar até as 02:00 h da manhã na delegacia e ter a dor de cabeça de aguardar pelo conserto do veículo, que será pago pelo bêbado com o acionamento da franquia do nosso seguro. Uma bagatela mixuruca de R$ 1800,00.

Ah, ele não possui carteira de habilitação! Incrível: no Brasil você tem uma moto em seu nome, mas não precisa ter carteira de habilitação. Ah, esqueci, deve ser porque a pessoa deve querer possuir uma moto e ser conduzido por seu "motociclista particular". Bom, acho que ele vai pensar duas vezes antes de pilotar uma moto novamente, pois além do nosso seguro, ele levou algumas multas.

Hoje, o que nós queremos aqui em casa é apenas uma boa noite de sono e nada mais.

Mas a pizza estava muito boa!

domingo, 22 de novembro de 2009

Risoto de Funghi

O risoto é um prato que pode ser servido tanto como único como acompanhando uma carne. No caso de hoje, vou mostrar aqui uma receita que fiz de risoto de funghi, que acompanha muito bem uma carne assada.

Ingredientes:
- 100g de cogumelos funghi hidratados e picados (em uma tigela, hidratar por 30min com um pouco de vinho branco seco e água quente, reservando a água após a hidratação);
- 01 cebola grande picada;
- 02 dentes de alho fatiados bem fininhos;
- 1/2 tablete de manteiga (100g);
- 02 xícaras de arroz arbóreo (próprio para risoto);
- 01 litro de água fervida e misturada com a água da hidratação do funghi;
- 01 tablete de caldo de carne, que deve ser diluído na água fervida;
- sal a gosto;
- 01 colher de sopa de molho shoyo (soja);
- salsinha picada.

Preparo:
- com um pouco da manteiga, refogue o alho e a cebola e, após dourá-los, acrescente o funghi;
- refogue por alguns minutos w acrescente o arroz e um pouco de água;
- o arroz não pode ser frito e um pouco da água e, a partir de agora, não pare de mexer;
- mexa com uma espátula com movimentos em oito, para que o arroz não grude na panela;
- salgue a gosto e crescente o shoyo, continuando a mexer;
- vá acrescentando água e manteiga gradualmente e mexendo sem parar;
- quando a água terminar e o risoto estiver com uma consistência cremosa e o arroz cozido, está pronto;
- acomode o risoto em um refratário e salpique o tempero verde por cima, servindo imediatamente.

Refogando o funghi
Foto de Marcelo B. R.


Mexendo e acrescentando água e manteiga
Foto de Marcelo B. R.


Risoto pronto
Foto de Marcelo B. R.


Contraste ao salpicar a salsa por cima
Foto de Marcelo B. R.

Este prato rendeu para 05 pessoas, acompanhado de uma carne assada. A bebida escolhida foi uma Eisenbahn Rauchbier.

Bacalhau Gratinado

Bacalhau Gratinado
Foto de Marcelo B. R.

Andando pelo Mercado Público de Porto Alegre, encontrei um bacalhau norueguês sem pele e desfiado por R$ 40,00/kg, em bandejas de R$ 10,00. Como este é um peixe que rende bastante, achei o preço muito bom e resolvi preparar um Bacalhau Gratinado. É muito fácil.

Ingredientes:
- azeite de oliva extra-virgem;
- 250g de bacalhau sem pele, desfiado e dessalgado;
- 01 cebola grande picada;
- 02 dentes de alho picados;
- 04 colheres de chá de açúcar;
- 01 pimenta dedo de moça (chili) sem sementes picada;
- 01 caixinha de creme de leite (200ml);
- salsinha picada;
- purê feito com 05 batatas médias;
- 100g de queijo mussarela ralado;

Preparo:
- refogue a cebola e o alho com o azeite de oliva e acrescente o açúcar para quebrar a acidez da cebola;
- acrescente a pimenta e deixe refogar mais um pouco e depois adicione o bacalhau;
- após evaporar a água do bacalhau e ele corar um pouco, acrescente o tempero verde e, em seguida, o creme de leite;
- misture e desligue o fogo;
- em um refratário untado, acomode o bacalhau e, por cima, o purê de batatas;
- finalizando, salpique o queijo mussarela ralado por cima e leve ao forno com o dourador ligado para gratinar;
- após o queijo derreter e dourar, sirva imediatamente.

Este prato fica muito bem com arroz branco e armoniza com um bom vinho branco. A acidez da pimenta contrasta com o doce do açúcar e dá um resultado muito gostoso. Serve 04 pessoas.
Bacalhau refogando
Foto de Marcelo B. R.


Bacalhau acomodado no refratário
Foto de Marcelo B. R.


Queijo salpicado por cima
Foto de Marcelo B. R.


Prato pronto para ser servido
Foto de Marcelo B. R.

sábado, 21 de novembro de 2009

Lombinho de porco assado

Lombinho de porco assado
Foto de Marcelo B. R.


Ao contrário do que muitos pensam, a carne de porco é muito saudável e, dependendo de qual parte for utilizada e como for preparada, é muito mais leve que a carne bovina. Ontem, eu e minha esposa encontramos lombo de porco a R$ 6,90 o quilo, uma verdadeira barganha.Resolvemos assar uma peça hoje no almoço.

Ingredientes:
- 01 peça de lombo de porco (do tamanho que desejar e que seu forno comportar);
- suco de 01 limão;
- 03 dentes de alho amassados (ou pasta de alho);
- vinagre branco;
- sal a gosto;
- pimenta calabresa;
- alecrim (de preferência fresco e em galhos);
- papel manteiga e margarina para cobrir a carne;
- 03 fatias finas de manteiga.

Lombo temperado no dia anterior
Foto de Marcelo B. R.

Preparo:
- em uma travessa, fure o porco com um garfo e tempere dos dois lados com o suco de limão, vinagre branco, sal, pimenta calabresa, alho e o alecrim e reserve por uma noite em um pote vedado ou em um saco fechado, no interior da geladeira;
- no dia seguinte, unte duas folhas de papel manteiga com margarina e embrulhe a carne sem o alecrim;
- em uma forma, leve ao forno pré-aquecido a 200º C por cerca de 01 hora e 30 minutos (depende do tamanho da carne);
- após esse período, tire a forma do forno, desembrulhe o lombo, escorra o caldo que saíu de seu cozimento (que pode ser usado como base para um molho a ser usado na própria carne e arroz branco);
- ponha o lombo novamente na forma, acomode as 03 fatias de manteiga por cima e leve novamente ao forno com o dourados ligado;
- após 10 minutos, retire do forno, acomode em um prato, fatie um pouco e escorra a manteiga que está na forma por cima do lombo;
- pronto, pode servir.

Lombo pronto para servir
Foto de Marcelo B. R.

Uma peça de 1kg rende para 04 pessoas e sobra. O lombo fica mais gostoso se você comer com geléia de pimenta (encontrada nos supermercados). Dependendo do acompanhamento que você resolver fazer (arroz branco, massa caseira, risoto), você poderá armonizar com um vinho branco, um tinto ou cerveja com notas mais adocicadas.
Bom apetite!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Batatinhas calabresas

Batatinhas cozinhando com os demais ingredientes
Foto de Marcelo B. R.


Domingo, aproveitei que estava fazendo uma receita de carne que levava batatinhas calabresas e resolvi fazer umas para conserva. Peguei uma receita do Mais Você e fiz. Rendeu dois potes e meio (daqueles de pepino). O líquido da conserva não preencheu totalmente os potes. Assim, acho que deveria levar mais vinagre e mais azeite.

Ingredientes:
- 01kg de batatas pequenas com casca;
- 01 cabeça de alho (separar os dentes e manter a pele);
- 01 cebola grande ralada;
- 300ml de azeite de oliva extra-virgem;
- 400ml de vinagre branco;
- 02 colheres (sopa) de pimenta calabresa seca;
- 04 folhas de louro;
- sal a gosto.

Preparo:
- lave as batatas com uma escovinha e depois seque;
- acomode as batatas em uma panela espaçosa, procurando distribuí-las de modo a ocupar todo o fundo da panela;
- adicione todos os ingredientes e leve ao fogo até que as batatas fiquem al dente;
- as batatas não deverão ser mexidas durante esse tempo;
- deixe esfriar bem;
- guarde em potes de vidro;
- consuma a partir do dia seguinte.

Batatinhas misturadas com os ingredientes, esperando iniciar o cozimento
Foto de Marcelo B. R.


Batatinhas na conserva
Foto de Marcelo B. R.

Há quem diga que as batatas, quando cozidas junto dos ingredientes, acabam ficando muito fortes, pois vão continuar absorvendo o tempero. Provei no dia seguinte e não está forte. Vamos ver como fica depois. Da próxima vez, farei a receita cozinhando as batatas separadamente e vou ver como fica. Esta ficou muito boa!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Beringelas saborosas

Beringelas saborosas
Foto de Marcelo B. R.

Muitas vezes, devido à nossa falta de criatividade, somos levados a praparar refeições sem graça, compostas apenas por arroz (ou macarrão), carne e uma saladinha pilantra de alface e tomate. Outro coisa que causa isso é a preguiça, tendo em vista que o preparo de leguminosas e vagens dá um pouco de trabalho. Aqui vai uma sugestão para quem quiser saborear um legume que não dá trabalho. Esta receita se aplica para a abobrinha. Aliás, no domingo eu preparei a abobrinha na mesma forma da beringela e ficou muito bom. Mas hoje vamos só de beringela.

Ingredientes:
- 02 beringelas grandes com casca;
- azeite de oliva ou óleo;
- sal a gosto;
- 05 dentes de alho descascados e picados;
- molho shoyo.

Preparo:
- corte as beringelas em rodelas de quase 1cm de espessura e distribua em uma forma;
- espalhe óleo ou azeite sobre elas e misture, certificando-se de que todas receberam óleo;
- salpique o alho por cima e misture;
- tempere com sal a gosto;
- finalizando, coloque o shoyo e misture;
- pré-aqueça o forno a 200ºC e asse a beringela por cerca de 40min, sendo que no meio do processo, você deve retirar a forma e dar uma mexida, para que as rodelas assem por igual;
- após uma hora, pode servir.

Em uma refeição meio seca, sem molho, vai muito bem com arroz branco e uma carne de gado assada. Por ser um prato de sabor marcante, fica legal com um vinho tinto ou com uma cerveja com maior teor alcoólico e adocicada.


O sabor do alho pega na beringela
Foto de Marcelo B. R.

domingo, 15 de novembro de 2009

Alcatra assada com batatas calabresas

Alcatra com batatas calabresas
Foto de Marcelo B. R.

Na semana passada, enquanto aguardava para ser atendido no médico, assistia ao programa da Ana Maria Braga. Ela fez uma receita que ela chamou de Alcatra Calabresa, mas ela mesma disse que pensaria em outro nome para o prato.
Como o médico me disse para diminuir a ingestão de gordura, resolvi substituir o churrasco de domingo por essa carne assada. Abaixo, segue a receita:

Ingredientes:
- 10 batatas inglesas pequenas com casca;
- 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem;
- 1/2 xícara (chá) de vinagre branco;
- 01 colher (sopa) de pimenta calabresa seca;
- sal a gosto;
- 01 peça de alcatra de cerca de 01kg;
- sal, pimenta do reino moída e alecrim picado para temperar a carne.

Preparo:
- cerca de duas horas antes de assar a carne, faça furos com um garfo nas batatas e acomode-as em uma tigela;
- acrescente o azeite, o vinagre, a pimenta calabresa e o sal e misture;
- deixe descansar;
- tempere a carne com o sal, a pimenta do reino e o alecrim e aguarde duas horas;
- após curtir as batatas no tempero por duas horas, faça furos na carne e enfie as batatas;
- unte duas folhas de papel manteiga com margarina e embrulhe a carne;
- pré-aqueça o forno a 180º C e asse a carne por 01 e 1/2h (uma hora e meia);
- após esse tempo, desembrulhe a carne, fatie e sirva imediatamente.

Batatas curtindo no tempero
Foto de Marcelo B. R.


Carne temperada
Foto de Marcelo B. R.


Batatas inseridas na carne
Foto de Marcelo B. R.


Carne embrulhada no papel manteiga
Foto de Marcelo B. R.


Carne pronta!
Foto de Marcelo B. R.

Rende para 3 a 4 pessoas. Fica legal com arroz branco e salada verde. Com o caldo que escorrer da carne, dá para fazer um molho. Cuidar para não assar a carne demais, já que a alcatra é muito magra. Para beber, uma Bohemia Oaken vai bem. Bom apetite!

Boa para degustar com uma Bohemia Oaken
Foto de Marcelo B. R.


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A vida é boa...

Life is good
Foto retirada do site oficial do Faith No More

Voltando a postar após mais de uma semana, hoje gostaria de fazer uma referência às coisas boas da vida. Um dos principais motivos deste blog é o meu apreço pela boa comida. Comer é bom, mas comer bem é essencial. Estou trabalhando no sentido de publicar algo interessante na área gastronômica neste final de semana. Aguardem.

Algo que voltou a me incomodar na semana que passou foram os meus cálculos renais. Nossa, a dor é grande e não para até você estar devidamente medicado. Mas já estou acostumado. Agora, o negócio é voltar a cumprir as prescrições médicas e dar uma aumentada na ingestão de água e diminuir um pouco o consumo de carne (um grande sacrifício). É nessas horas que lembramos o quanto faz falta uma alimentação balanceada. Mas a pedra vai sair e uma hora vou me acabar comendo carne vermelha novamente.

Abaixo, um exemplo de como representar a vida cronologicamente em garrafas. Eu substiruiria a terceira por uma de cerveja tipo Ale, mas confesso que já estou bem dependente da quarta (água). Vamos torcer para eu frear por aí e demorar a chegar na quinta. Acredito que conseguirei.


A vida resumida em 5 garrafas

A espera da minha bebê tem sido algo memorável para mim. Fazer as comprinhas do enxoval, pintar o quarto de rosa (e retocar os cantinhos), fazer mais comprinhas do enxoval, sentir os chutinhos, fazer mais algumas comprinhas do enxoval...
Abaixo, a segunda aparição dela, com cerca de 4cm. Agora ela já está com pouco mais de seis meses de gestação.

Minha bebê
Foto de Marcelo B. R.

Comer bem, divertir-se, ter filhos, cultivar boas amizades: o que é uma pedrinha inconveniente e dolorida perto de tudo isso? Não devemos nos importar com as pedras que aparecem em nosso caminho, mas não devemos nos esquecer delas. Devemos nos cuidar para evitá-las e aproveitar o que há de bom na vida, pois a vida é boa!


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Curado da ressaca

Após uma semana do Show do Faith No More, estou curado da ressaca e do entorpecimento. Agora é que caíu a ficha. A partir de agora, volto a publicar.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Faith No More, o melhor Show que já fui!

Ontem, fui ao Show do Faith No More, em Porto Alegre. Após esperar das 18h até as 20h para entrar no local e ficar mais duas horas esperando, entrou uma bandinha muito fraca chamada Véspera para tentar abrir o show do FNM. O vocalista estava todo de preto, com uma camisa coladinha (uma estranha tendência da moda). Ele parecia, ou melhor, era igual àquele participante do BBB, o Marcelo (médico falso), com uma barbinha estranha. Um dos guitarristas era parecido com o aquele integrante do Polegar (Rafael) que se afundou nas drogas. Tirando isso, não me lembro de mais nada, a não ser da tentativa que eles fizeram de animar o público ao tocar uma música dos Beatles.

Mike Patton e seu terno prateado
Foto de Rafael Soares, do site Clicrbs

O Pepsi On Stage não é um local bem preparado para eventos desse tipo. O lugar não tem uma acústica boa, o palco é pequeno e baixo em relação à platéia, a calçada externa é de terra e descoberta, o que torna a espera bem desagradável em dias de chuva como ontem. Sem contar a não existência de garagens e estacionamentos seguros, o que faz a alegria dos flanelinhas e falcatruas de plantão. O local definitivamente não está à altura de shows como esse (o da banda Véspera sim).

Midlife Crisis
Video de Marcelo B. R.

Após uma longa espera, às 22h50min o FNM finalmente subiu ao palco, com Midnight Cowboy. A apresentação foi perfeita! Eles não tocaram Edge of the World, Falling to Pieces e Chinese Aritmetic, mas essa falta que fez a ausência dessas músicas no show só mostra o gostinho de "quero mais" que eles deixaram. A banda continua igual, salvo alguns cabelos grisalhos, a energia permanece a mesma e a tecnologia melhorou a qualidade do som.

Mike Patton e seu instrumento de sopro em Midnight Cowboy
Foto de Rafael Soares, do site Clicrbs

Mike Patton continua com suas estripulias no palco, insiste em tentar falar português, o que é muito engraçado e, para delírio da galera, se jogou, fazendo um inesperado "mosh", sendo que o pessoal prontamente o segurou. Nesse momento, eu estava quase embaixo dele, mas com o movimento da "onda" de pessoas querendo tocá-lo, acabei não me aproximando muito. Hoje já deve ter gente querendo vender fios de cabelo do Patton pelo e-Bay. Ah, o Mike Bordin jogou várias baquetas pra galera e o guitarrista jogou várias paletas.

EPIC!!!
Video de Marcelo B. R.


Mike Patton vai pra galera!
Video de Marcelo B. R. (a meio metro de distância!)

A banda trouxe um setlist bem diferente do que costumava apresentar, com uma carga maior das canções dos últimos álbuns e com mais baladinhas. Rolou até uma versão de Carruagens de Fogo, em homenagem às olimpíadas que serão realizadas no Brasil em 2016.


Chariots of Fire (Carruagens de Fogo)
Video de Marcelo B. R.

No final das contas, o Faith No More praticamente me fez esquecer a espera, a má estrutura do local e a apresentação Emo da bandinha que o antecedeu. Esse foi o melhor show que já fui! Finalmente matei a vontade de ver uma banda que marcou tanto a minha adolescência e que, devido ao seu fim em 1998, eu já tinha me conformado com o fato de nunca poder vê-los ao vivo. Felizmente, como já comentei ontem, os caras do FNM resolveram voltar em meio ao fraco cenário musical atual para a alegria dos seus fãs, para dar uma nova opção aos pobres adolescentes de hoje e, é claro, para tirar uma graninha extra. Valeu a pena!

Setlist:
Midnight Cowboy (cover de John Barry)
From Out Of Nowhere
Land Of Sunshine
Caffeine
Evidence
Surprise! You're Dead!

Last Cup Of Sorrow
Ricochet
Easy (cover The Commodores)
Midlife Crisis
Epic
Caralho Voador
The Gentle Art Of Making Enemies
King For A Day
Ashes To Ashes
Just A Man

Bis 1
Chariots Of Fire/Stripsearch
As The Worm Turns

Bis 2
This Guy's In Love With You (cover Burt Bacharach)

Bis 3
We Care A Lot



Para encerrar: solo de teclado do Roddy Bottum em Epic
Video de Marcelo B. R.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Faith No More em Porto Alegre, HOJE!

The Real Thing
Capa do 1º disco da banda com Mike Patton nos vocais


Durante a minha adolescência, sofri diversas influências musicais, entre elas: Metallica, Guns n' Roses, Pearl Jam, Soundgarden, Offspring (em seus primeiros CD's). Mas nenhuma banda me animava mais do que o Faith No More. Eu era fã do tipo que compra cada revista que saia uma mísera matéria sobre a banda. Colecionava as letras traduzidas (e decorava as letras), pendurava pôsteres na parede do quarto e até cortava o cabelo igual ao do Mike Patton (pelo menos eu tentei, pois meu cabelo nunca foi liso como o dele).

A banda foi formada em 1981, na Califórnia, com o nome Faith No Man. A formação era: Mike Bordin (bateria), Billy Gould (baixo), Mike Morris (guitarra) e Wade Worthington (teclados). Em 1982, Wade foi substituído por Roddy Bottum e Mike Morris foi mandado embora. Então a banda passou a se chamar Faith No More. Em 1983, após fazer testes com diversos vocalistas, incluindo Courtney Love, a banda ficou com Chuck Mosely. No mesmo ano, o guitarrista Jim Martin entrou na banda. Em 1985 foi gravado o disco We Care A Lot. Em 1987, foi lançado o segundo trabalho, chamado Introduce Yourself.

Devido às bebedeiras de Chuck Mosely, a banda decidiu trocar o vocalista e, por sugestão de Jim Martin, o posto foi ocupado por Mike Patton, que cantava na banda Mr. Bungle. Assim, em 1989, foi lançado o disco The Real Thing, que fez muito sucesso em sua turnê de lançamento, emplacando o hit Epic como principal música de trabalho. Em 1991, o Faith No More se apresentou pela primeira vez no Brasil, fazendo muito sucesso no Rock in Rio II. A banda fez muito mais sucesso fora do que dentro dos EUA, principalmente porque os americanos implicaram com a cena final do clip de Epic, onde um peixe se debate até morrer. No mesmo ano, a banda gravou um disco ao vivo (You Fat Bastards) na Inglaterra.

Em 1992, gravou o disco Angel Dust, onde mostrou uma grande mudança de estilo, principalmente do vocalista Patton. Emplacou sucessos como Midlife Crisis, A Small Victory e a regravação de Easy. Como o guitarrista Jim Martin não se agradou muito com o rumo que a banda estava tomando, resolveu deixar o grupo após a segunda turnê mundial.

Então Patton resolveu chamar um colega de sua banda Mr. Bungle para a guitarra. Trey Spruance substituiu Martin e, em 1995, a banda lançou o álbum King For a Day, Fool For a Lifetime. Logo após a gravação do disco, Trey resolveu abandonar a banda (não se sabe ao certo o porquê) e, para a realização da turnê, Dean Menta ficou na guitarra. O disco teve as músicas Evidence, Ricochet e Digging the Grave como sucessos.

Após a turnê, o grupo ficou uns dois anos parado, pois os membros foram desenvolver seus projetos individuais. Destaque para Bordin, que assumiu a bateria da banda de Ozzy Osbourne em sua turnê. Após esse período, o grupo se reuniu para gravar novamente. Como consideraram Dean Menta mais um quebrador de galho (trabalhou direitinho, mas não era bom para compor), Billy Gould resolveu chamar um amigo, John Hudson, para assumir a guitarra.

No meio de 1997, o Faith No More lançou o disco Album Of The Year, emplacando os sucessos Ashes To Ashes, Last Cup Of Sorrow e Stripsearch. A banda fez bastante sucesso em turnê que passou pela Europa, Austrália e América.

Logo depois, em 1998, rumores de que os integrantes estavam buscando mais tempo para seus projetos individuais vieram a se confirmar quando o líder da banda, o baixista Billy Gould anunciou, em abril daquele ano que, após 15 anos de ótimos trabalhos, o grupo resolveu dar um fim às especulações encerrando sua história.

Em fevereiro de 2009, após 11 anos do fim da banda, o Fatih No More resolveu se reunir novamente e sair em turnê, com a mesma formação do último álbum: Mike Bordin, Billy Gould, Roddy Bottum, Mike Patton e John Hudson.

Assim como outras bandas que voltaram, o FNM com certeza viu uma ótima oportunidade para retomar o sucesso e ganhar uma grana, em meio ao péssimo cenário musical da atualidade, em que essas bandas Emo, Emocore e outras dessa laia dominam as paradas.

Hoje à noite estarei lá, no Pepsi on Stage, com minha filha (sofrendo minhas influências musicais), para realizar o sonho de ver o Faith No More de perto.

Formação atual do Faith No More
Da esq. para a dir.:John Hudson (guitarra), Mike Bordin (bateria), Roddy Bottum (teclados), Mike Patton (vocais) e Billy Gould (baixo)