segunda-feira, 21 de março de 2011

O que comer quando se está sozinho?



Prato típico de quem pega o que está sobrando na geladeira
Foto de Marcelo B. R.

Faz pouco mais de uma semana que minha mulher e a caçula viajaram para Porto Alegre para resolver algumas coisas. Fiquei sozinho, neste lugar que não é o MEU LUGAR, mas resolvi fazer algumas refeições para compensar: coisas simples, mas saborosas.

No primeiro dia que estava sozinho, encontrei um resto de arroz na geladeira, cortei uns pedacinhos de uma lingüiça que também estava na geladeira, refoguei a lingüiça, acrescentei o arroz, 02 ovos batidos, tempero verde picado (salsinha) e uma generosa quantidade de azeite. Servi com um pouco de alface. Ficou ótimo!

No final de semana, resolvi comer filé de arraia, aquele peixe diferente. Gostei porque não tem espinhas, mas sim uns ossos tipo cartilagem, compridos e fáceis de tirar. A consistência é parecida com franco, só que mais mole. O gosto não é muito marcante, o que torna a arraia um peixe agradável de comer. Cortei 01 batata em rodelas, um tomate em rodelas e uma cebola em rodelas. Acomodei tudo em um refratário pequeno, enchi de azeite extra-virgem, adicionei coentro picado e 1/3 de uma garrafinha pequena de leite de coco. Salguei e amassei um pouco de pimenta vermelha por cima. Levei ao forno por 40 minutos e comi com arroz branco. Uma delícia! Ficou uma espécie de moqueca de forno.

Prato para um ou dois

Foto de Marcelo B. R.

Como uma moqueca de arraia no forno

Foto de Marcelo B. R.

As batatas ficam gratinadas

Foto de Marcelo B. R.

Finalmente, no domingo, optei por comer quiabo, que só eu gosto na minha casa. Eu tinha um molho pesto que minha mãe deixou aqui e fiz uma massa (talharim) com pesto e um simples omelete de presunto, mussarela e salsinha. Optei pela salada de alface, que é prática e necessária. Refeição quase vegetariana, não fosse pelo presunto.

Vegetariano

Foto de Marcelo B. R.


Pesto é sempre bom

Foto de Marcelo B. R.

Bife de pernil com cebola caramelada e batatas gratinadas

Às vezes, um pouco de criatividade faz a diferença
Foto de Marcelo B. R.

No final de semana, normalmente procuro preparar algo rápido, leve, mas sem perder o prazer de cozinhar e sempre fazendo algo saboroso.

Com uma salada de alface, um arroz (branco ou com caldo de legumes) e uma caneca de cerveja bem gelada (e honesta!) fica faltando apenas a carne. Mas que carne fazer para obter algo rápido, leve e saboroso, sem fazer muita sujeira ou fritura na cozinha.

Como estou no Rio, resolvi aproveitar algumas coisas que são comuns por aqui. Uma delas é o pernil de porco salgado, uma espécie de carne de sol de porco. Após deixar de molho a carne já cortada em bifes de um dia para o outro, procurando trocar a água de vez em quando, basta grelhar o bife dos dois lados por uns 2 minutos em uma frigideira bem quente e com um fio de óleo. Reserve.

Por enquanto está simples demais. Então, que tal fazer uma cebola caramelizada para colocar por cima dos bifes? É muito fácil, basta cortar uma cebola grande pela metade e fatiar em meias rodelas. Depois, em uma frigideira, acrescente óleo, deixe aquecer bem (sem queimar), refogue a cebola um pouco e acrescente umas 03 ou 04 colheres de chá de açúcar. De umas mexidas para não deixar grudar e misturar bem. No fim, você vai ver que a cebola fica bem corada e brilhante. A vantagem é que tanto a cebola como a carne de porco podem ser servidas frias, após algumas horas de geladeira, ou seja: é tirar e comer.

Para finalizar, resolvi aproveitar umas batatas e restos de queijo minas. Cozinhei as batatas com casca mesmo até ficar al dente. Cortei pela metade, esperei esfriar um pouco para não desmanchar e cavoquei por dentro, tirando um pouco do miolo, salguei o interior da batata, coloquei um pouco de azeite. Com um pouco do miolo fiz uma massa com maionese e farinha de rosca. No fim, coloquei um pedaço de queijo minas por cima e mais farinha de rosca. Com o restante do miolo, aproveitei a mistura com maionese e fiz uns bolinhos com a farinha de rosca. Levei tudo ao forno para gratinar e ficou uma delícia.

Aproveitei algumas coisas que qualquer um tem na cozinha e adicionei um pouco de criatividade e preparei uma boa e leve refeição de final de semana.

Molho à bolonhesa


Um dos meus molhos preferidos é molho à bolonhesa. Além de ser muito saboroso, permite que se faça um prato único com massa, podendo variar entre diversos tipos, como espaguete, nhoque de batata ou de aipim, fusili, bavete e lasanha, entre outros.
Acontece que, assim como para fazer um simples molho de tomate, são necessários alguns procedimentos para obter um melhor resultado no final. Para um molho à bolonhesa para servir uma massa que vai render para cerca de 6 a 8 pessoas, são necessários os seguintes ingredientes:
- 01 cebola grande ralada;
- 03 dentes de alho grandes ralados (pode misturar com a cebola);
- ½ pimentão picadinho;
- 06 tomates maduros sem pele, cozidos e amassados com a mão;
- 01 pacote de molho de tomate tradicional;
- 500g de carne moída de 1ª sem tempero, refogada e reservada (fria);
- sal a gosto;
- azeite de oliva extra-virgem a gosto;
- um punhado de folhas de manjericão picadas.
Ingredientes (foto de Marcelo B. R.)
Preparo:
- Em uma panela funda, acrescente azeite e deixe aquecer um pouco, a seguir adicione a cebola e o alho e deixe dourar. Após refogar, acrescente o pimentão e, após refogar mais um pouco, adicione o tomate amassado e deixe cozinhar por uns 5 minutos.
- Acrescente o molho de tomate, a carne e o manjericão, salgue e deixe cozinhar em fogo baixo por pelo menos 30min.
O molho não deve cozinhar menos de 30min, ou ficará ralo
Foto de Marcelo B. R.
- Após esse tempo mínimo de cozimento, o molho está pronto para ser colocado sobre a massa (recém escorrida).
- Fica uma dica: não cozinhe a massa dentro do molho, pois ela não fica com uma consistência legal (fica grudenta). A única exceção é o nhoque, que pode ser colocado no molho fervendo e, após alguns minutos, servido, cuidando para não cozinhar demais, pois o nhoque fica muito mole, quase desmanchando, o que não é bom.
- Ao final, por cima do molho, cai muito bem um queijo parmesão ralado (não aquele quase em pó, e sim o ralado de verdade). Também pode acrescentar mais um pouco de manjericão picado (sem os talos) e, no seu prato, um fio de azeite de oliva por cima.
Bom proveito!

Penne à bolonhesa
(http://www.rainhasdolar.com/index.php?blogid=1&archive=2006-10&catid=1)

domingo, 6 de março de 2011

Tarde de domingo chuvosa no Carnaval carioca

Pois é, o tempo não está colaborando. Com criança pequena então, as opções ficam limitadas durante um feriado de Carnaval chuvoso no Rio. Resolvemos passar o domingão em casa. Voltei a cozinhar no almoço após uns 2 meses. Depois vou postar aqui o que fiz na cozinha.

O destaque da minha tarde foi assistir a um grotesco capítulo do Batman gordo e Robin meio esquisito no TCM. Acostumado em ver super-heróis enfrentando grandes desafios e vilões extremamente maldosos, deparei-me com um episódio pra lá de ridículo, mas muito parecido com a nossa realidade atual.

O episódio começou com o Charada mandando um incrível enigma: "Por que o abacaxi e a laranja são iguais?". E sabe qual a resposta que o inteligente Robin deu? "Porque os dois devem ser descascados". HAHAHAHA!!!!
Charada

Prosseguindo, a dupla dinâmica foi seguindo as pistas deixadas pelo vilão comediante, até que acham um novo enigma: "Quatro homens em um barco, quatro cigarros e nenhum isqueiro. Como fazemos para fumar?" E dessa vez eles não sabem a resposta, mas acabam encontrando Charada apontando um revólver para o diretor do museu, que entrega uma peça do museu ao Charada. Eles o observam pela janela, após subirem com uma cordinha que parece um fio dental, que Batman guarda cuidadosamente em seu cinto de utilidades após enrolar em um carretel com cuidado (acredite, eu vi isso!). Então, Batman corta a grade da janela (muito discretamente) com um maçarico e arranca a grade, que ele entrega a Robin. Robin intenciona jogar a grade do alto do prédio, mas é repreendido por Batman que, alegando zelar pela segurança das pessoas que transitam lá embaixo, puxa um ganchinho do cinto e pendura a grade na parede.Lembremos que, enquanto isso, Charada está pacientemente apontando uma arma para o diretor do museu, enquanto aguarda ser surpreendido pela dupla.
Duplinha dinâmica - olha a barriguinha do Batman


Finalmente, o casal de heróis entra pela janela, quebrando o vidro. Derrubam Charada e dão voz de prisão, mas o diretor do museu esclarece que estava apenas devolvendo uma peça que pertencia a Charada e que a arma era apenas um isqueiro para acender o cigarro do diretor. Então Robin lembra que os 4 homens do enigma deveriam queimar o barco para acender os cigarros (não me pergunte como). E charada lança o melhor dos enigmas: "O que todos querem ganhar, mas ninguém quer perder?" E Robin responde: "Um processo!" Acreditem, Charada processa Batman e Robin por calúnia, abuso de autoridade e constrangimento ilegal. NÃO ESTOU BRINCANDO!

Depois disso, o mongol do Batman é atraído para mais uma cilada, vai para uma boate, onde Robin é barrado por ser menor de idade (VERDADE!). Lá, Batman é seduzido por uma gatinha, que o embebeda. Enquanto isso, Charada sequestra o delicado Robin. Batman chega tarde demais e, quando tenta dar a partida no Batmóvel, acredite se quiser, um policial diz a Batman que ele não está em condições de dirigir. HAHAHAHAHA!!!!!!

Para não dizer que estou mentindo:
Batman dançando doidão na boate

Daí pra frente não sei o que aconteceu, pois mudei de canal. Não aguentei, pelo seguinte:

1. Batman é um gordo, bêbado e desmotivado herói que, ao tentar cumprir seu dever, acaba sendo processado pelo vilão malandrão.

2. O vilão malandrão sabe tudo de Direito e monta uma cilada só pra processar e tirar uma grana e acabar de vez com a imagem da dupla dinâmica.

3. Será que Batman será acusado também por corrupção de menores ou até pedofilia por causa de Robin?

4. O pior foi ver Batman dançando na boate estilo Pulp Fiction.

5. Quero ver um herói de mentirinha e não um que seja quase igual à nossa realidade atual.

Tomara que amanhã saia um solzinho. Então, devemos dar uma volta no Jardim Botânico do Rio.

Batman foi visto pela última vez em frente a uma lanchonete de Gothan City. Ele se aposentou por motivos de saúde.

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval no Rio

Finalmente estou no Rio de Janeiro em pleno Carnaval. Quem me conhece sabe que não sou chegado na folia, portanto estou me propondo a passear pelo Rio durante este feriado. O problema é que não avisaram o São Pedro para dar uma pausa na chuva. Vamos ver se rola um passeiozinho pelo menos um dia neste Carnaval. Por enquanto, estou aproveitando para ver uns filmes na TV, já que desde o nascimento da Dudinha só assisto Discovery Kids.